Você conhece o seu ciclo menstrual?

Você conhece o seu ciclo menstrual?

O homem é fértil todo dia né 😀😀 Mas considerando a fertilidade da mulher, a possibilidade de conceber um bebê em um ciclo menstrual é limitada à uma quantidade de dias, que são os dias férteis. Quando o casal identifica junto estes dias férteis, a fertilidade passa a ser do casal, tornando-os ainda mais unidos em seu relacionamento. Já quando a mulher toma pílula, ela é a única responsável por cuidar da fertilidade (que nesse caso está mascarada), sendo que o homem em nada contribui nesse aspecto da vida do casal. A pílula, além de mascarar a fertilidade, menospreza a sexualidade humana – que deve ser vista de uma maneira bela e sublime dentro de um casamento – e contribui, inclusive, para a infidelidade conjugal. Mas isso é papo para outra postagem 😁 vamos voltar ao assunto do ciclo menstrual:

🌻Menstruação: o primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do ciclo. Em geral, dura 5 dias, mas varia de acordo com cada ciclo.

🌻Fase proliferativa: é a fase pré-ovulatória, quando um hormônio (FSH) estimula os folículos que estão nos ovários a crescerem. Cada um deles possui dentro um óvulo. Esse crescimento faz liberar estrogênio, que influencia o colo do útero a produzir um muco que pode ser identificado e sinaliza fertilidade.

🌻Ovulação: Geralmente, apenas 1 folículo matura por completo e libera um óvulo (sob ação do hormônio LH). Nesse momento, sob influência do estrogênio, o colo está produzindo o muco fértil, que facilita a passagem dos espermatozóides pelo sistema reprodutor feminino, e também propicia que eles vivam por mais tempo. Em qualquer ciclo, há somente um dia no qual ocorre a ovulação.

🌻Fase lútea: é a fase pós-ovulatória, quando os folículos que “sobraram” no ovário desenvolvem-se em uma estrutura amarelada chamada corpo lúteo, que é responsável por produzir progesterona e também um pouco de estrogênio. Estes hormônios preparam o endométrio (camada interior do útero) para uma possível gravidez. 👉Não ocorrendo uma gravidez, todos os níveis hormonais caem e um novo ciclo inicia com a menstruação (descamação do endométrio).

💜Agora me digam, mulheres, nossa fertilidade não é linda?💜

Outros artigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *